Uncategorised

Milage Aprender+

Milage Aprender+

O Milage Aprender+ é um projeto educativo desenvolvido pela Universidade do Algarve que promove a aprendizagem através da utilização de tecnologias digitais, metodologias inovadoras e estratégias de motivação dos alunos. Através de uma aplicação móvel e gratuita, acessível através de telemóvel, tablet ou computador, os alunos podem resolver desafios, consolidar conhecimentos e desenvolver a sua autonomia, tanto dentro como fora da sala de aula.

Implementação e Evolução no Agrupamento

No Agrupamento de Escolas de Monchique, o projeto foi implementado pela primeira vez no ano letivo de 2019/2020, inicialmente na disciplina de Matemática, tendo posteriormente sido alargado a diferentes anos de escolaridade e a outras disciplinas. Ao longo dos years, centenas de alunos participaram nas atividades propostas, utilizando a aplicação regularmente como complemento às aprendizagens desenvolvidas em contexto de sala de aula.

Benefícios Pedagógicos do Projeto

  • Reforço da motivação dos alunos e promoção de hábitos saudáveis de estudo e trabalho autónomo.
  • Desenvolvimento de competências digitais e incentivo à colaboração ativa entre pares.
  • Participação regular em iniciativas de âmbito nacional, concursos e desafios de relevo.
  • Papel ativo na criação de recursos educativos através da produção de conteúdos digitais, formulação de problemas e gravação de vídeos explicativos (comunicação, criatividade e pensamento crítico).

Atualmente, o Milage Aprender+ continua a afirmar-se como uma importante ferramenta de inovação pedagógica, contribuindo diretamente para a melhoria das aprendizagens e para o desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Deseja explorar a plataforma? Aceda gratuitamente ao site oficial:

Aceder ao Milage Aprender+

Resultados do ato eleitoral do orçamento Participativo das Escolas

LOGO_COR-01

No dia trinta e um de maio realizou-se o ato eleitoral do Orçamento Participativo das Escolas no Polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento. Os alunos participaram massivamente e de forma ordeira e o processo decorreu no período da manhã. O ato foi presidido pela Coordenadora dos Diretores de Turma, Maria Graça Jesus, coadjuvada rotativamente pelos seguintes alunos: Tomás Afonso (7A); José Sobreira (7B); Francisco Duarte (7C); Gil Matos (8A); Catarina Águas (8B); Riana Venda (8C); Carolina Oliveira (9A); Rafael Mendes (9B), em substituição da aluna selecionada, Carolina Morais, que esteve ausente da Escola. Votaram 123 alunos do terceiro ciclo (não votaram, por ausência na Escola, quatro alunos). Os resultados da votação foram os seguintes: a Lista A obteve 24 votos (20% dos votantes); a Lista B registou 74 votos (60% dos votantes). Registaram-se ainda 12 votos nulos e 13 votos em branco. Face aos resultados obtidos foi considerada vencedora a proposta da Lista B, cujo slogan é o seguinte: “Se ao ar livre queres estar, na Lista B deves votar!”. A execução da proposta vencedora irá beneficiar a população escolar no seu todo, incluindo os que não possuem ainda capacidade eleitoral. A execução da proposta será efetuada até ao final do ano civil.

 

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2021

O processo de organização e funcionamento do Orçamento Participativo das Escolas para o ano de 2021 tem estado a decorrer durante o terceiro período letivo. O adiamento do processo deve-se ao problema pandémico que tem afetado o regular sistema de ensino nacional e que inviabilizou mesmo a sua aplicação no ano letivo anterior. Este projeto, de âmbito nacional, procura dar voz aos alunos, neste caso, do 3º ciclo do ensino básico, no sentido de alcançar soluções para o melhoramento do espaço físico da Escola Básica Manuel do Nascimento. Por outro lado, trata-se de uma forma de valorizar o sentido de cidadania e a participação cívica dos alunos na concretização de propostas do interesse da comunidade educativa. A divulgação das propostas para o Orçamento Participativo irá decorrer durante a segunda semana do mês de maio. Durante este período, os alunos proponentes das duas listas aprovadas apresentarão os seus programas perante a comunidade educativa. Após reunião com os proponentes foi decidida a adoção de estratégias de divulgação diversas, nomeadamente a elaboração de cartazes colocados em locais visíveis no espaço escolar, a divulgação oral aos colegas, a utilização da página da escola e a realização de vídeos explicativos. A Lista A, com o slogan “Se um quadro branco queres utilizar, na Lista A tens de votar!” tem como objetivo a aquisição e montagem de um quadro branco a instalar na Sala de Ciências Naturais do 3º ciclo (Bloco D) para permitir uma melhor visibilidade aos alunos dos assuntos expostos em sala de aula. Os proponentes desta lista são alunos da turma A do 7º ano. A Lista B, com o slogan “Se ao ar livre queres estar, na lista B deves votar!” propõe a aquisição e instalação de mesas e bancos nos espaços exteriores para os alunos usufruírem de um ambiente de convívio ao ar livre. Os proponentes desta lista são alunos da turma B do 7º ano. Entre os dias 17 e 28 de maio serão divulgadas as propostas aos colegas e a votação das mesmas será realizada no dia 31 do mesmo mês sendo os resultados divulgados no período da tarde desse dia.