Encerramento do ano letivo para os 9.ºs anos

O encerramento do ano letivo dos 9.ºs anos realizou-se no dia 18 de junho no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento.

O último dia de aulas foi marcado por um encontro de esclarecimento com a CPCJ, seguindo-se a entrega dos prémios Milage Aprender+, já que duas alunas estiveram no top 10 no ranking nacional da aplicação, na disciplina de matemática do 9.º ano. Foram ainda destacados cinco alunos com o certificado de Aluno-Mentor, no âmbito deste projeto, que revelaram ao longo do ano letivo qualidades como a empatia, entreajuda e solidariedade para com os seus pares. A diretora, Maria de Jesus Duarte, dirigiu uma mensagem aos alunos enaltecendo as qualidades de ambas as turmas e entregando um vale-oferta de entrada num parque aquático do Algarve aos alunos.

Para a entrega de prémios estiveram presentes Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, representante da autarquia que patrocinou os prémios, Mauro  Figueiredo, professor e coordenador do projeto Milage Aprender+, em representação da Universidade do Algarve, alguns professores da escola e membros da direção do Agrupamento de Escolas de Monchique.

     

     

Campanha de sensibilização para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

Foi lançada a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

A brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia pode ser consultada aqui.

https://www.seguranet.pt/sites/default/files/202106225-seguranet-tec-ferias-v5.pdf

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

 

 

Devolução dos manuais escolares

Informa-se os Encarregados de Educação que devem consultar o seguinte link para saber quais os procedimentos a tomar relativamente à devolução dos manuais escolares relativamente ao ano letivo 2020/2021.

 

Campeonato de Matemática

Este ano, o Campeonato de Matemática “A Matemática no dia a dia – problema da quinzena”, promovido pelo Centro de Ciência Viva de Tavira e destinado a alunos dos 4.º e 5.º anos de escolaridade das escolas algarvias, decorreu de outubro de 2020 a maio de 2021 e contou com a participação das turmas A e B do 5.º ano da Escola Básica Manuel do Nascimento, Monchique. Esta atividade foi dinamizada nesta escola pela professora Sónia Petreques e o objetivo principal é explorar e descobrir conceitos matemáticos, através de desafios que promovam a criatividade, atitudes positivas e que motivem para a aprendizagem desta disciplina. Para isso, têm de relacionar conhecimentos previamente adquiridos e de se desafiar a descobrir, conjeturar, demonstrar, recorrer a representações e a diferentes modelações para que desenvolvam o raciocínio e se tornem mais criativos e hábeis na resolução de problemas.   

 Ambas as turmas tiveram uma participação excelente, tendo o 5.º A ficado em 3.º lugar (num universo de 28 turmas), com 162 pontos. A título individual, a aluna Beatriz Rio, da mesma turma, ficou em primeiro lugar, atingindo a pontuação máxima de 33 pontos. O 5º B, apesar de não ter conseguido um lugar no pódio, conseguiu um honroso 5.º lugar, com 157 pontos. 

A entrega de prémios decorreu nos dias 17 e 18 de junho e todos os participantes receberam os respetivos diplomas de participação e marcadores de livros. À aluna vencedora, a professora entregou o kit educativo "Magia da ótica", um ”Voucher Oferta - 1 Bilhete de Família” e outros brindes, oferta do Centro de Ciência Viva de Tavira. Também a docente das turmas, pelo seu envolvimento e pela sua colaboração na atividade, recebeu o diploma de participação, um marcador de livro e um ”Voucher Oferta - 1 Bilhete de Família”.

A professora agradece o interesse, a dedicação e o empenho demonstrados por todos os seus alunos do 5.º ano de escolaridade durante o campeonato. Citando as suas palavras: “Estão todos de parabéns! Um bem-haja a todos!!”. 

Matrículas e Renovações de matrículas 2026-2027

De acordo com o Despacho n.º 4472-A/2026, de 6 de abril, que define o calendário das matrículas e respetivas renovações, bem como dos prazos que destes dependam, para a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário, a vigorar no ano letivo 2026-2027.

Os prazos decorrem de forma faseada, de acordo com o ano de escolaridade:

  • Educação pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: 22 de abril a 1 de junho;
  • do 6.º ao 9.º ano e 11.º ano: 16 de junho a 29 de junho;
  • do 2.º ao 5.º ano: 1 de julho a 13 de julho;
  • 10.º e 12.º ano: 15 de julho a 22 de julho.

Para mais informações, deverá ser consultado o Portal das Matrículas ou contactados os serviços administrativos do agrupamento (através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou via telefónica 282913213).

As matrículas e as renovações de matrícula para o ano letivo 2026-2027 são realizadas online, através do Portal das Matrículas

Pedido de subsídio para o ano letivo 2026-2027 -  Preencher o documento Requerimento de pedido de auxílios económicos e anexar a Declaração da Segurança Social (2026), com informação do escalão. Depois de preenchidos deverá digitalizá-los e enviá-los para o seguinte endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.