Resultados do ato eleitoral do orçamento Participativo das Escolas

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No dia trinta e um de maio realizou-se o ato eleitoral do Orçamento Participativo das Escolas no Polivalente da Escola Básica Manuel do Nascimento. Os alunos participaram massivamente e de forma ordeira e o processo decorreu no período da manhã. O ato foi presidido pela Coordenadora dos Diretores de Turma, Maria Graça Jesus, coadjuvada rotativamente pelos seguintes alunos: Tomás Afonso (7A); José Sobreira (7B); Francisco Duarte (7C); Gil Matos (8A); Catarina Águas (8B); Riana Venda (8C); Carolina Oliveira (9A); Rafael Mendes (9B), em substituição da aluna selecionada, Carolina Morais, que esteve ausente da Escola. Votaram 123 alunos do terceiro ciclo (não votaram, por ausência na Escola, quatro alunos). Os resultados da votação foram os seguintes: a Lista A obteve 24 votos (20% dos votantes); a Lista B registou 74 votos (60% dos votantes). Registaram-se ainda 12 votos nulos e 13 votos em branco. Face aos resultados obtidos foi considerada vencedora a proposta da Lista B, cujo slogan é o seguinte: “Se ao ar livre queres estar, na Lista B deves votar!”. A execução da proposta vencedora irá beneficiar a população escolar no seu todo, incluindo os que não possuem ainda capacidade eleitoral. A execução da proposta será efetuada até ao final do ano civil.

 

 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2021

O processo de organização e funcionamento do Orçamento Participativo das Escolas para o ano de 2021 tem estado a decorrer durante o terceiro período letivo. O adiamento do processo deve-se ao problema pandémico que tem afetado o regular sistema de ensino nacional e que inviabilizou mesmo a sua aplicação no ano letivo anterior. Este projeto, de âmbito nacional, procura dar voz aos alunos, neste caso, do 3º ciclo do ensino básico, no sentido de alcançar soluções para o melhoramento do espaço físico da Escola Básica Manuel do Nascimento. Por outro lado, trata-se de uma forma de valorizar o sentido de cidadania e a participação cívica dos alunos na concretização de propostas do interesse da comunidade educativa. A divulgação das propostas para o Orçamento Participativo irá decorrer durante a segunda semana do mês de maio. Durante este período, os alunos proponentes das duas listas aprovadas apresentarão os seus programas perante a comunidade educativa. Após reunião com os proponentes foi decidida a adoção de estratégias de divulgação diversas, nomeadamente a elaboração de cartazes colocados em locais visíveis no espaço escolar, a divulgação oral aos colegas, a utilização da página da escola e a realização de vídeos explicativos. A Lista A, com o slogan “Se um quadro branco queres utilizar, na Lista A tens de votar!” tem como objetivo a aquisição e montagem de um quadro branco a instalar na Sala de Ciências Naturais do 3º ciclo (Bloco D) para permitir uma melhor visibilidade aos alunos dos assuntos expostos em sala de aula. Os proponentes desta lista são alunos da turma A do 7º ano. A Lista B, com o slogan “Se ao ar livre queres estar, na lista B deves votar!” propõe a aquisição e instalação de mesas e bancos nos espaços exteriores para os alunos usufruírem de um ambiente de convívio ao ar livre. Os proponentes desta lista são alunos da turma B do 7º ano. Entre os dias 17 e 28 de maio serão divulgadas as propostas aos colegas e a votação das mesmas será realizada no dia 31 do mesmo mês sendo os resultados divulgados no período da tarde desse dia. 

 

 

Matriculas e Renovações de matrícula 2021-2022 / Pedido de ASE

Toda a informação disponível relativa ao processo de matrículas para o ano letivo de 2021/2022 encontra-se nos links abaixo:

 

 

Pedido de subsídio para o ano letivo 2021/2022 (Aviso)

Para efetuar o pedido de subsídio para o ano letivo 2021/2022 deverá preencher o Formulário do pedido e anexar a Declaração da Segurança Social.

Leia aqui as instruções que lhe permitem obter a Declaração da Segurança Social.

Quando tiver os dois documentos preenchidos deverá digitalizá-los e enviá-los para o seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Caso não disponha de recursos informáticos a entrega é feita nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas.

Lembra-se que no caso de irmãos é necessário fazer um processo para cada um.